E se, do nada, eu quisesse envelhecer whisky por conta própria? Ele está ali, engarrafado, ao alcance da mão. Fermentou, destilou, maturou por anos e anos… E a destilaria resolveu que ele estava no ponto perfeito para ser engarrafado, vendido e apreciado. Mas não para o meu gosto!
Mas porque eu faria uma coisa dessas?? Envelhecer whisky??
Podemos mudar o gosto do whisky, a textura, a cor, os aromas! Podemos deixá-lo mais “macio” e quem sabe mais complexo! Podemos reavivar aquele whisky esquecido no armário por anos (possivelmente porque ele não estava agradando a ninguém!).
O fato é que o whisky comprado nem sempre é o que esperamos… Ele podia estar dentro pretendido pela destilaria, mas não segundo nossos critérios (e gosto!). Nesse momento, o corriqueiro é sermos conformistas e aceitar o que ali está, mas e se… Quem sabe… Pegássemos o chapéu do Indiana Jones e tentássemos uma nova aventura: envelhecer whisky por conta e risco!!
Pensando nisso, resolvi divulgar uma técnica de maturação de whisky que podemos tentar por conta própria e que sempre dá algum resultado: Maturação Invertida! É bem interessante e recomendo!
Assista ao vídeo abaixo, ou no canal do youtube!
Da série: brincadeiras que ficam sérias e dão certo!
Márcio entre o whisky chivas regal 12 anos e o ballantine’s 12 anos a sua preferência vai para qual ?
Interessante e bem simples, nunca havia me ocorrido tal ideia, se me permite uma sugestão faça um review quando puder do Buchanan’s 12, Buchanan’s me parece ser um dos whiskies com mais vendas na America Latina.Uma pergunta se o barril ao qual foi maturado o whisky for de um tipo e a usada é de outro não vai alterar muito o sabor ?
Qual é o nome desse rum escuro que você tem ai ?
\o/ vídeo trinta da coleção do professor. Márcio, estou curtindo pra caramba seus vídeos, cada dia que aparece mais um é uma felicidade. Eu vi um comentário em que você dizia que iria fazer um review do Gold Label no vídeo 33, não sei se ainda está nos seus planos (espero que sim). Uma sugestão de whisky, que estou muito curioso em saber, principalmente a nota, é o Blue Label. Na verdade, queria saber de todos né, mas o Gold e o Blue são os principais. Se poder incluir a série toda (Red, Black, Double, Gold, Platinum, Green e Blue) seria bem legal. Ah! Por quê? Bom, acho que eles tem muita propaganda e gostaria de saber se realmente é tudo isso. Muito, muito obrigado pelas aulas, abraço e sucesso.
Olá@Erick Menezes! Obrigado por acompanhar aos vídeos!! É bom ter esse feedback!O Gold será o #34. Creio que irás gostar dos próximos vídeos…. 😉 Vou comentar o Blue e também sobre essa questão da propaganda. Keep walking (!!ops!!) keep watching!Grande Abraço!
Márcio;Estava com saudades dos vídeos 🙂 Tem de fazer pelo menos 1 ao mês :-DComprei um “Laphroaig Cask Strength” em sua homenagem.Aqui no EUA vende-se “Time and Oak Whiskey Elements” para envelhecer o whisky.Eles tem até uma versão para defumar o Whisky.Eu vou fazer um review depois dele.Obs.: Eu te mandei umas mensagens pelo Facebook.Tudo de bomLuiz Felipe
Márcio, você poderia disponibilizar, aqui no canal, uma lista dos próximos reviews informando a data e qual whisky será degustado? Parabéns pelos vídeos que são verdadeiras aulas sobre whisky!
Márcio, você poderia fazer um review sobre o glenfarclas 12, eu comprei esse whisky há duas semanas e estou esperando o review sobre ele para depois abri-lo! Os seus vídeos são bem legais, é uma pena que demorem tanto para serem postados… Mas uma vez, parabéns!
Poxa, que bom que voltou a gravar. Sou iniciante no mundo dos Whiskies, ontem comprei o Ballantine’s Finest e a um tempo atras o Chivas 12 anos, com os seus vídeos já deu para perceber alguma diferença entre eles. Abç, e aguardando os próximos.
Grande Marcio!Valeu por mais uma aula para nos!Um abraco!
Márcio, o que você acha do Grant’s 12 anos? Foi o primeiro whisky que comprei, aliás, tenho ele até hoje. valeu!
Olá Henrique!Não é um whisky que seja muito do meu agrado, pois falta complexidade. Entretanto, é leve, bem equilibrado (malte vs grãos) e, de uma forma geral, diria que apresenta uma alegria/vitalidade bem interessante!Abraço!
Olá! Ótimo vídeo amigo, com conteúdo e conhecimentos de se admirar. Persista que seu canal tem potencial, pois é muito bom!
Incrível Márcio, excelente video, obrigado por atender nossos pedidos, com toda certeza vou maturar algum de meus blends com grande expectativa. Usarei o Laphroaig QC para defumar o experimento, mas querendo ir ao extremo, existe algo a acrescentar ao tempero que simule o sabor da turfa? Ah, gostei desta ideia de um video por mês heim! Kkkk!!! Grande abraço!!!
Muito bom! Inscrito no canal. Estou começando a conhecer e degustar whiskies e as informações dos vídeos me interessaram bastante. Você teria algo a dizer sobre o Ballantine’s 12 anos? Foi o primeiro blended 12 anos que comprei, até por ser um pouco mais barato que os outros semelhantes, e parece que não tem corante. Encontrei poucas informações em sites e vídeos de degustação. Abraço!
Incrível, muito bom, vou usar pra outras bebidas também, testar varias combinações, forte abraço meu caro!
Não sabia disso.
Perfeito, perfeito !
Quem se interessar a comprar as lascas, achei um site que tem http://shopdobarrildecarvalho.com.br/products/Lascas-de-Carvalho-Europeu.html
Boa noite Marcio! Gostaria de fazer uma pergunta.É possível blendar whisky em casa? Se sim, como? Basta misturar, ou é preciso deixar ”casando”, por carvalho ou algo assim? Parabéns pelos vídeos!
Cuidado se pegarem madeira em madeireiras pois muitas vem tratada com veneno pra cupim.
Muito obrigado!
lembrei do dia q meu amigo jgou jack na carne q estava assando na churrasqueira, deu uma flambada
Sensacional! Quero fazer com um whisky barato e brasileiro e ver se chego em um resultado mais ousado como um spice (fire ball whisky) ou alguma outra variação. Alguma sugestão pra temperar além da pimenta?
Aposto que tem um monte de gente que compraria umas lasquinhas de madeira dessas. Já pensou nisso? Estou “na fila”para encomendar.