Degustando #030: Como envelhecer whisky em casa

E se, do nada, eu quisesse envelhecer whisky por conta própria? Ele está ali, engarrafado, ao alcance da mão. Fermentou, destilou, maturou por anos e anos… E a destilaria resolveu que ele estava no ponto perfeito para ser engarrafado, vendido e apreciado. Mas não para o meu gosto!

Mas porque eu faria uma coisa dessas?? Envelhecer whisky??

Podemos mudar o gosto do whisky, a textura, a cor, os aromas! Podemos deixá-lo mais “macio” e quem sabe mais complexo! Podemos reavivar aquele whisky esquecido no armário por anos (possivelmente porque ele não estava agradando a ninguém!).

O fato é que o whisky comprado nem sempre é o que esperamos… Ele podia estar dentro pretendido pela destilaria, mas não segundo nossos critérios (e gosto!). Nesse momento, o corriqueiro é sermos conformistas e aceitar o que ali está, mas e se… Quem sabe… Pegássemos o chapéu do Indiana Jones e tentássemos uma nova aventura: envelhecer whisky por conta e risco!!

Pensando nisso, resolvi divulgar uma técnica de maturação de whisky que podemos tentar por conta própria e que sempre dá algum resultado: Maturação Invertida! É bem interessante e recomendo!

Assista ao vídeo abaixo, ou no canal do youtube!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *