Realmente fico muito feliz em receber mensagens e e-mails com perguntas, pedidos, críticas, sugestões! E atender aos pedidos é sempre especial! Recebi pedidos para esplanar melhor como é feito o processo de avaliação do whisky, como é feita a pontuação para whisky. E tenho que concordar que dar nota para whisky pode ser uma pegadinha…

Alguns “degustadores” adoram falar sobre o whisky com base em gosto pessoal. É como dizer-se imparcial no futebol sendo fanático por um time. Adoram abrir uma garrafa lacrada e, sem deixar o whisky respirar e evoluir, dizer se o whisky tem complexidade, se é estruturado, se muda para algo adocicado ou algo seco…

Mas e a tal da pontuação para whisky? Esqueceu Márcio??
Não esqueci não! O fato é que para chegar na nota (“pontuação” se preferir) de uma forma imparcial, justa com o whisky e com o público, precisamos observar como a avaliação é feita. A pontuação, no fim das contas, é o menor fator. Na verdade, muitos até consideram desnecessário!!

Assista ao vídeo abaixo, ou no canal do youtube!

11 respostas a “Degustando #028: Pontuação para Whisky”

  • Bacana .. Parabéns pelo vídeo! Existe uma forma de pontuar de acordo com a categoria dele? (single malt, blended, bourbon, single grain, etc)Por exemplo, comparar um Macallan 25 com um Chivas 12 eh uma graaande diferença!Se for dar nota comparando apenas os 2, seria algo em torno de 9,9 a 1,5 respectivamente.

  • Parabéns pelo novo vídeo Márcio… vou começar a avaliar aqui tbm, quero dizer vou tentar xDUm forte abraço…

  • muito interessante! gostei do ponto, em que a percepção do paladar evolui!isso pode mudar futuras avaliações.

  • Marcio, parabéns pelos videos.. Cara, to acostumado a tomar blended, e tava querendo começar nos single malt.. Queria tua opinião, por qual whiskys começar.. Obrigado. Abraço.

  • Marcio você consegue perceber melhor os sabores do whisky que está consumindo nos Single Malts que nos Blendeds ou tanto faz ?, eu moro numa cidade pequena e as opções de whiskies aqui são limitadas aos blendeds e quase tudo standard, umas 3 marcas de whisky vi com 12 anos tb blended, 2 whiskies o irlandês Jameson e o bourbon/ Tennesse Whiskey, Jack Daniels, embora goste e saiba diferenciar um ou outro no geral não consigo reconhecer os sabores, o JD eu sei que é bem doce, tem algo de milho, algo que lembra baunilha, algo que lembra maçã verde, o Johnnie Walker Black tem algo que lembra alguma coisa defumada, Chivas algo que lembra caramelo, gosto do J&B Rare, Grants, White Horse, Black & White e Cutty Sark mas não consigo associar nenhum sabor em especial a eles, o Ballantines Finest as vezes compro mas acho um pouco abaixo do J&B, Grants, White Horse, Cutty Sark, Black & White, tem um aroma um pouco mais forte de alcool na minha opinião mas um bom preço, o Ballantines 12 anos já acho melhor que o Finest, Jack Daniels já é quase um outro tipo de bebida, passa longe de parecer com os Scotchs na minha opinião, Jameson se parece mais com Scotchs, mas não tem o sabor da turfa.Pra 2015 vou começar a comprar um Single Malts por internet, achei um por um preço bem barato pra começar, Glen Grant por 99 reais (sem contar frete) se conhece o Whisky dá uma opinião Marcio, outro whisky que tenho interesse em adquirir (esse deve ser mais complicado) é um indiano chamado, Amrut Single Malt Cask Strength Whisky o teor dele é de 61,8%.Bebo whisky sem gelo, sempre a cowboy, não gosto de fazer drinks com isso, porque os acho no geral bem saborosos, se fosse pra beber fazendo drinks penso que seria melhor comprar uma vodka !

  • Olá Marcio, sempre assisto seus vídeos e acho muito interessante, sempre bem didático e explicativo. Leva até querer buscar e conhecer mais o mundo do whisky. Estou ansioso para os próximos vídeos. Abraço.

  • Márcio vi uma notícia que me deixou preocupado, a reportagem falava que whisky em garrafa de porcelana evapora mesmo com ela lacrada. Se isso for verdade gostaria de saber quanto tempo leva para ela evaporar, pois tenho uma aqui em casa então vou abrir e bebe-la antes que evapore.

  • Olá Marcio;

    Uma pergunta simples e direta: você vê diferenças significativas entre o Red Label e o Grants?

    Se tivesse que comprar um deles (esqueça o preço), qual deles você compraria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *