Oxidação de Whisky? Esse é um daqueles assuntos que causam discórdia… Alguns consideram até uma tremenda “frescurite”. E, para dizer bem a verdade, para a maioria das pessoas, é de fato um assunto totalmente desnecessário. Entretanto, para aqueles que, assim como eu, dão valor a todos pequenos e misteriosos detalhes, oxidação de whisky é algo a ser considerado!

Diz-se que a oxidação faz com que a bebida mude de gosto, mude de aromas, mude até de textura. Isso é muito comum com o vinho, mas com o whisky também? Creio que há dois fatores que devam ser observados quanto à oxidação de whisky: tempo na garrafa e quantidade de bebida na garrafa.

Bem, como esse assunto é cheio de teorias e “tecniquês”, nada melhor que sair da teoria e ir para a prática. Existem algumas formas de, pelo menos, percebermos se de fato ocorre oxidação em nossas garrafas e em qual grau de severidade! Assista ao vídeo abaixo, ou no canal do youtube!

15 respostas a “Degustando #027: Oxidação de Whisky”

  • Fala Marcio blz? Cara realmente whisky oxida tenho uma garrafa aqui que está quase no fim e tem 1 ano que foi aberta e os aromas e sabores realmente mudaram.

  • Bebo whisky ha pouco tempo e dentre os whiskies que aqui tem na minha cidade (tudo blended) no geral costumo gostar, bebo ao estilo cowboy e queria saber de ti a opiniao sobre whiskies da Johnnie Walker, tem quem goste e muita gente que não gosta e considera a marca Johnnie Walker mais marketing que qualidade, comparando um whisky que bebi esses tempos o clássico Chivas Regal 12 com Johnnie Walker Black, achei o Chivas um whisky bem mais saboroso

  • Conclusão, após aberto não demorar muito para consumir o uisque hehehe (claro que depende muito da qualidade do uisque)Marcio excelente seu video. curti bastante!

  • Oxidação existe, e não precisa de muito tempo de whisky pra perceber, basta beber o whisky na abertura que esta “vibrante e intenso” e a ultima dose (levando em consideração que tenha se passado no mínimo um mês da abertura da garrafa, é gritante a diferença, pra mim o whisky parece “apagado”Márcio pra mim o seu canal trata o whisky da maneira que deve ser tratado, com respeito profissionalismo , tenho acompanhado também outro canal nacional abordando whisky e achei que deixa muito a desejar principalmente se comparado ao seu !Parabéns !

  • ????????? ?????????? ??????????????? ???????????? ???? ??? ??????? ??????? ???????? ? ????? ??? ?? ?????? ?????? ?????????? ??????? ??? ? ?? ??????? ???????????????? ?????????? ?? ???? ???? ??????? ?? ??????? ???????? ??????? ? ????? ?????? ? ????????? ??? ? ?? ?????? ?????? ??????? ??????? ????? ???????? ????????????? ?????? ? ????? ????? ?????????? http://www.vus.lact.ru/

  • Excelente vídeo.Não tenho a menor dúvida que o aroma e o sabor se alteram à medida que a garrafa se esvazia.Estou com duas garrafas (gold e double black) que estão quase acabando (uns 10% ou menos) em um período de exatamente um mês (hoje) e definitivamente o aroma e o sabor não são os mesmos. Quanto ao aroma, está muito apagado. Quanto ao sabor, perdeu-se um pouco do doce e ganhou um leve sabor azedo.No começo pensei que fosse “nóia” minha e então comecei a pesquisar sobre, e conclui com seus comentários que essa opinião é verdadeira.Vou guardar apenas para ter, mas para efeito de degustação, já era.Gostaria que falasse sobre a exposição da garrafa à luz artificial. Pode alterar as propriedades em escala menor que a exposição à luz solar? Até que essa dúvida seja tirada, vou continuar guardando dentro da caixa, apesar de gostar de deixar as garrafas expostas na mesa.Um grande abraço.

  • Marcio boa tarde,Gostei muito do vídeo ,é meu primeiro acesso ,agora e ver todos os outros videos e conhecer mais! Grande abração e um bom ano de 2015 ótimo ano a você e todos os que acompanham este canal.

  • realmente o aroma muda , e principalmente no vinho , eu tive essa experiência quando abri uma garrafa de vinho e consumi apenas duas taças, e guardei, quando passou alguns meses fui consumi-la e não desceu , tive que joga-la fora a qualidade estava muito ruim, não consegui beber.

  • Comprei um balantines finest quando abri a bebida desceu redondo, mas apenas 3 dias depois o whisky já estava descendo mais amargo, um gosto mais forte, tenho certeza porque minha esposa tbm sentiu a diferença….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *