Dentre tantos whiskies premiados, entre tantas competições, eis que esta notícia merece uma atenção especial. Recentemente, na International Whisky Competition (IWC), o Kilchoman Machir Bay recebeu a maior pontuação de toda a competição, após degustação às cegas de mais de 50 whiskies. Desta forma consagrou-se como “Whisky of the Year” da IWC 2013.

Kilchoman - Primeiro Barril
Kilchoman – Primeiro Barril

O grande mérito nesta conquista seja o reconhecimento da qualidade ofertada pela Kilchoman Distillery, uma destilaria fundada em 2005. Isso mesmo: fundada em 2005 e não nos idos de 1800. Uma destilaria que, apesar de jovem e pequena, vem conquistando seu espaço no respeitado e concorrido mundo do whisky.

Além de “Whisky of The Year“, os jurados foram unânimes ao conceder o prêmio de “Master Distiller of the Year” para Anthony Wills, fundador e proprietário da destilaria. Sylvain Allard, diretor da IWC, comentou: “Machir Bay and Kilchoman Distillery are worthy winners in this year’s IWC. To have such a young whisky receive the highest score is unprecedented. Compared with the bigger brands’ younger releases, it’s a significant accomplishment that Kilchoman has only been bottling Single Malt Whisky since 2008 on a micro-distillery.

Machir Bay é um vatting de 4 e 5 anos maturados em barris de bourbon, sendo o de 4 anos finalizado em Oloroso Sherry butt por 4 semanas antes do engarrafamento.

Fundada em 2005, Kilchoman Farms Distillery é uma das menores destilarias da Escócia. Entretanto, diferente da maioria das destilarias que adquire cevada de produtores espalhados pela Escócia, a Kilchoman produz sua própria cevada, além de realizar a maltagem da cevada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *