Macallan lança “The 1824 Series”

Retornando ao site após um período de muitos afazeres, nada como um dia “frio” e uma taça de whisky. Se dizem que a vida dá sinais, nada como estar degustando um Macallan e ler uma notícia como esta: Macallan lança “The 1824 Series.

A Macallan é reconhecida por investir valores muito acima da média em barris. Esta obstinação à escolha dos melhores barris os faz comprar a madeira ainda em árvore, especificando, construindo e administrando os barris que são inicialmente preenchidos com xerez.

The Macallan - The 1824 Series
The Macallan – The 1824 Series

Ao lançar “The 1824 Series“, a Macallan busca reforçar a importância do barril na produção de whisky. Bob Dalgarno – “The Macallan Whisky Maker” – criou quatro expressões, identificando a cor natural resultante da maturação em barris. As expressões são Gold, Amber, Sienna e Ruby, todos refletindo as cores reais dos whiskies da série.

Esta pode ser considerada uma mudança de conceito, onde a cor do whisky, oriunda da maturação, de fato representa aromas e sabores diferenciados. A seleção de barris para engarrafamento não dependerá necessariamente da idade, mas das características do bebida. Leiam o comentário de Bob Dalgarno:

The Macallan world of colour is the true inspiration of the 1824 Series. Using colour to drive and define a whisky differs dramatically from the conventional age approach, allowing us to explore different casks and take a more flexible approach to our stock. We have been able to work creatively with the full range of matured stock available, rather than working to a pre-determined character based on age. For me, the key thought in this range is that a great single malt doesn’t need to be 30 years old to taste like a 30 year old.

Lançamento da série no The Pompadour - Edinburgh
Lançamento da série no The Pompadour – Edinburgh

Resumindo: A seleção e avaliação do whisky, neste caso, vai variar conforme a cor, e não necessariamente a idade. Quanto mais escura a cor, mais caro.

Confesso: estou muito curioso para degustar!

Vejam mais na página da Macallan e nos vídeos da destilaria no vimeo (incuindo notas de degustação da série!)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *