Tipos de Whisky

Sábia frase de amigo, ao ser perguntado pelo barman sobre qual whisky gostaria de provar: “Whisky é whisky e era isso! Me dá esse aí mesmo!” Não vamos nos ater ao estado emocional do “meliante” e vamos, sim, aos fatos. Há uma variedade considerável de whiskies e, por vezes, quando não conhecemos um whisky, podemos identificá-lo pela forma como é descrito no rótulo. Tipos de whisky:

Malt
Utiliza cevada maltada.

Grain
Utiliza grãos como milho, trigo, centeio ou até mesmo cevada, desde que não maltada.

Single Malt
Malt produzido em uma única destilaria específica. Considerado o “carro chefe” dos whiskies, sendo normalmente o mais caro.

Single Grain
Produzido a partir de um único tipo de grão, em uma única destilaria específica. Os grão podem variar de milho, trigo, centeio e inclusive cevada, desde que não maltada.

Blended
Traduzindo para a forma verbal: “misturar,combinar,harmonizar”. Um “blended whisky” é uma bebida criada a partir da combinação de alguns (poucos ou vários) maltes e/ou grãos. Os maltes usados podem ser de grãos e destilarias diferentes, bem como de “idades” diferentes.
Atualmente é o mais consumido no mundo. Por regra, a idade do whisky é definida considerando o malte/grão de menor idade de maturação.

Pure pot still whiskey
Whiskey produzido na Irlanda, resultado da combinação de cevada maltada e não-maltada.

Tennessee Whiskey
Este whiskey, produzido no estado do Tennessee(EUA), segue as regras de produção do Bourbon americano e possui uma etapa adicional em sua produção: antes de engarrafado, o whiskey passa por um filtro de carvão de bordo. Devido a esta filtragem, o líquido apresenta um toque mais adocicado. Pode-se dizer que todo “Tenesse Whiskey” é “Bourbon”, mas nem todo “Bourbon” é “Tenesse Whiskey”

 

Além disto, vale considerar a origem do whisky: o país produtor. As regras de produção de whisky adotadas em cada país fazem com que esta bebida tenha diferenças, por vezes marcantes, entre um país e outro. Mas para isto sugiro ler o post “Países Produtores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *